Pagine

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Sangari - Dicionário Gaúcho

Você já possívelmente já ouviu ou falou a seguinte frase: Manhê! Faz um sangari que eu quero tomar!

Não ouviu? Bem, nem eu, mas quem me sugeriu que eu fizesse a tradução aqui no blog foi o Eloidemar Guilherme, então resolvi pesquisar o que significa, e encontrei na internet que no idioma Alicrinês (língua oficial de Alecrim-RS) Sangari quer dizer:

Sangari= Refresco para beber, Suco: Sinonimos Kisuco (também no gauchês)

Você quer que a gente traduz alguma palavra gaúcha aqui no blog? Comente abaixo dessa postagem.

2 comentários :

  1. O Sangari autentico mesmo, é feito com limão água e açúcar.Sem gelo, porque se colocar gelo já fica elitizado demais. No meu tempo la no Taboãozinho, interior do Arroio do Tigre RS.
    Era assim que era feito, e ainda raramente e escondido porque açúcar era muito caro.

    ResponderExcluir
  2. O sangari que eu conheço é "suco de vinho" (vinho, água e açúcar), que era feito para as crianças nas festas de família. Refrigerante, só Fruki no Kerb.

    ResponderExcluir