Pagine

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Algumas curiosidades sobre o chimarrão que você não sabia

Em uma outra postagem colocarei os dez (10) mandamentos do chimarrão mas hoje vamos trazer algumas curiosidades que possivelmente você não sabia, e a primeira delas é o 9º Mandamento do mate que diz respeito ao primeiro mate.

Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate.
Todo aquele que fecha um mate (faz o mate) deve tomar o primeiro em presença do parceiro ou na roda de mate.
Este fato tornou-se tradicional devido a épocas remotas em que o mate serviu de veículo para envenenamentos. Por isso, o ato do mateador tomar o primeiro indica que o mate está em condições de ser tomado.

Cevar o mate com cachaça.
Algumas pessoas quando fecham um mate (ato de preparar o mate), costumam, em lugar de água para inchar a erva, colocar cachaça, pois a cachaça fixa por mais tempo a fortidão da erva-mate, sem deixar o gosto do álcool. Este modo de preparar serve tanto o mate amargo (chimarrão) como para o mate doce.
A cachaça é só para iniciar o mate. Uma vez inchada a erva, cospe-se fora a infusão até roncar bem a cuia, esgotando-se completamente o líquido. Depois desta operação, é só seguir cevando normalmente, com água, o mate.

A temperatura da água.
A água para o mate nunca deverá ser fervida, pois se tornaria pesada, pela perda de oxigênio, transmitindo um sabor diferente ao mateador. O ideal é quando a água apenas chia.

A ordem de servir o mate.
No ato de encher o mate, pega-se a cuia com a mão esquerda e o recipiente com a direita. Após, acomoda-se o recipiente e se troca a cuia de mão para matear ou oferecer o mate, seguindo-se, sempre, pelo lado direito, o lado de laçar.
O sentido da volta na roda de mate deverá partir pela direita do cevador ou enchedor de mate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário