Pagine

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Jogo do osso - Coisas do Rio Grande do Sul

Você já imaginou usar o "garrão" do boi em um esporte? No Rio Grande do Sul isso acontece há muitas gerações, no chamado Jogo do Osso. O astrágalo se transforma na tava, uma peça que incluiu o osso e duas chapas, uma de bronze e a outra de ferro. Ela é arremessada e, dependendo da forma que cair, são contabilizados pontos positivos ou negativos. 

O Jogo do Osso é um dos sete esportes tradicionalistas que são praticados semanalmente nos Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) espalhados por todo Estado e país.

O que é: Jogo entre equipes em que o objetivo é marcar a maior pontuação ao arremessar a tava, que é o osso do garrão do boi com chapas de bronze e ferro ou simplesmente o lado serrado e marcado..

Equipes: 3 ou 4 pessoas (em caso de 4, a menor pontuação é descartada). É possível jogar sozinho e concorrer apenas na pontuação individual.

Onde jogar: Cancha com o mínimo de 7m e máximo de 9m (entre os picadores). Nela, é marcado o “picador”, um espaço com terra molhada ou argila de no mínimo 2m e máximo 3m de comprimento por 2m de largura em cada raia. Dentro dele deve ser delimitada a bacia (50cm x 50cm).

Como jogar: Cada competidor faz 20 arremessos (10 de cada lado da cancha) e os pontos são somados ou diminuídos. As jogadas são intercaladas entre as equipes e os pontos são definidos pela posição da tava: sorte clavada (2 pontos positivos); sorte corrida (1 ponto positivo); culo clavado (2 pontos negativos) e culo corrido (1 ponto negativo). A chapa de bronze corresponde a “sorte” e a de ferro ao “culo” e é a posição da tava no solo (cravada ou não) que define se será sorte ou culo. Ao final dos arremessos, o pior resultado de cada equipe é descartado na contagem e o trio que tiver mais pontos é o vencedor!

Posições que o osso cai.

SUERTE - Parte ganhadora para o alto, ou para cima.
CULO - Parte ganhadora para baixo.
CLAVADA - Quando a saliência de clavar enterra-se no chão, ficando a tava em diagonal sobre o solo, temos a "clavada" - ganhadora quando a parte superior, exporta, fica para cima. É a "suerte clavada", o tiro-rei das canchas do jogo do osso.
CULO CLAVADO - Idem ao anterior, mas exposta a face perdedora.
SUERTE DECLINADA - Tava estabilizada quase na vertical, com face ganhadora exposta.
CULO DE ESPELHO - Idem ao anterior, mas com face perdedora exposta.
GUESO - Posição que não é nem "suerte" nem "culo", com qualquer dos lados não ferrados para cima.
"31" OU "TOURO" - Variação do güeso com a tava exatamente na vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário