Pagine

terça-feira, 16 de abril de 2019

Quaresma - Crenças que se perderam

Não se inventem de sair de casa a noite, ir caçar ou dançar que o Diabo ta solto!

Essa frase tenho certeza que vocês (principalmente os de mais idade) já ouviram centenas de vezes seus pais ou avós falarem.
Hoje o respeito pela quaresma se perdeu. As crenças populares de algumas décadas atrás hoje é motivo de piada para os que não respeitam. Mas nem sempre foi assim...
Eu me lembro que na Quarta feira de Cinzas não se tomava café da manhã, não se podia cantarolar, gritar, e nem todos os tipos de brincadeiras meus pais permitiam. Era o começo da Quaresma, tempo de penitência e orações.
Na quaresma acreditava-se que o Diabo estava solto e costumava tentar as pessoas. Quem saísse para caçar a noite corria o risco de dar de cara com o próprio, ou ainda com o Curupira, Boitatá ou Lobisomem.
Contam que uma vez uma moça saiu para dançar em uma noite de quaresma. Lá no baile se encantou por um rapaz, dançaram a noite toda e ficaram juntos como namorados. La pelas tantas quase meia noite ela olha por baixo da mesa e percebe que ao invés de pés o seu namorado possuía patas (era o Capeta)
Outra passagem diz respeito a um caçador que topou com o maior tamanduá que ele já tinha visto. Mas no momento que ele deu um tiro o animal desapareceu misteriosamente.
Na Sexta-feira Santa quem saísse a noite sem sombra de dívida se encontraria com a "Procissão dos Mortos", onde os mortos saíam de seus túmulos em procissão pelas estradas.

Eram muitas as crenças que se perderam com o passar dos anos juntamente com o respeito...
Hoje poucas pessoas guardam o jejum, poucos deixam de comer carne, as festas e bailes acontecem como qualquer época do ano, trabalhar na Sexta-feira Santa se for preciso muitos trabalham... É os tempos mudaram. E você? O que tem para acrescentar nessa postagem? Comente aqui embaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário