Pagine

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Origem da expressão "Pé Rapado"

Com toda certeza você já deve ter ouvido a expressão "Pé Rapado" pra se referir a uma pessoa que "não tem onde cair morto", uma pessoa pobre, uma pessoa de baixa classe social.
Mas de onde teria vindo essa expressão? Qual a origem dessa maneira de falar?

Bom, primeiramente vamos voltar algumas décadas no tempo e eu estarei contando uma pequena história fictícia (que então devemos escrever "estória" e não "história")...

Era domingo, e na pequena capela da Comunidade da Linha Pipiri, interior de Três Palmeiras chegavam várias pessoas para a missa em honra a padroeira e que posteriormente ficariam para a festa em honra a Nossa Senhora das Graças. A maioria dessas pessoas vinham à cavalo ou de carroça (raríssimas eram as fa,ílias que possuíam carro, que seria com certeza uma Rural ou um Jeep). Essas pessoas ao amarrarem seus cavalos nos locais apropriados para isso se dirigiam a pequena capela para rezar.
Por outro lado as pessoas que vinham á pé chegavam com as botas embarradas já que tinha chovido muito na noite anterior. Por sorte bem na entrada da igrejinha tinha um objeto chamado "limpa-pés" que essas pessoas poderiam raspar o barro dos seus calçados antes de adentrarem na pequena igreja...

O texto acima usei para dar um pouco de vida a explicação, mas foi assim que surgiu a origem da expressão, se a pessoa precisava raspar o barro dos pés é porque tinha vindo á pé, se veio á pé, então não tinha cavalo ou carroça e por isso era um "Pé rapado".

Veja nas imagens alguns modelos desses "limpa-pés"




Nenhum comentário:

Postar um comentário